gallery/disfunções miccionais não neurogênicas501x252

As crianças demoram muito para aprender a urinar. Nós pensamos que urinar é um ato natural, no entanto, trata-se de algo que aprendemos lentamente, ao longo dos primeiros quatro ou cinco anos de nossa vida, e que muitas vezes, por diferentes razões, temos problemas para eliminar nossa urina regularmente, a cada 3 ou 4 horas.

Os mamíferos têm um sistema muito sofisticado de metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem a todo momento no nosso corpo), produzindo diferentes substâncias, tudo no intuito de obter energia para suas diferentes funções, e também de transportar o oxigênio para todos os tecidos e órgãos. Diferentes substâncias que ingerimos são absorvidas no intestino, transportadas através da circulação, e então atingindo o fígado, onde são transformadas, e dirigidas para os diferentes órgãos para que nossa sobrevida não sofra interrupção.

No fundo no fundo, precisamos comer e respirar para viver.

Ao ingerirmos frutas, legumes, verduras, carnes, leite, estamos introduzindo no nosso organismo substâncias que serão transformadas em outras substâncias, que serão capazes de produzir a energia necessária para que pensemos, trabalhemos, façamos esportes. Essas substâncias que introduzimos diariamente no nosso organismo passam pelo nosso fígado onde sofrem transformações; aquelas substâncias que nos são úteis são então incorporadas nos tecidos, e, aquelas que não são úteis, são eliminadas. Como somos grandes produtores de ácidos, nosso organismo precisa ter um sistema apurado de eliminação de ácidos pois nós nascemos para não ser nem ácidos e nem básicos; somos neutros, vejam vocês!!!!

A maior parte dos ácidos que produzimos são eliminados pelos pulmões, sob a forma de gás carbônico, porém uma parte importante dos ácidos é eliminada por nossos rins. Um rim que não funciona adequadamente vai nos tornar indivíduos que não eliminam ácidos; indivíduos acidóticos !!!

Os nossos rins estão sempre trabalhando, sempre produzindo urina, que é enviada para a bexiga, que, portanto, não para de armazená-la. Ela acomoda essa urina produzida constantemente, mantendo sua pressão baixa pois caso contrário a urina voltaria para os rins.

É preciso que falemos um pouco agora do esfíncter urinário. Trata-se de um músculo que normalmente está contraído (diz-se que mantém um tônus). Quando estamos conversando, assistindo um filme, pensando, nosso esfíncter urinário está fechado, assim não perdemos urina. Incrível pensar num músculo tão maravilhoso, pois enquanto a bexiga está sendo enchida de urina, o esfíncter está mantendo uma atividade tônica de contração, e fazendo com que não façamos xixi no chão!!!

Esse mesmo músculo, o esfíncter, no momento em que a nossa bexiga está cheia, agora respondendo à nossa vontade, abre-se, ao mesmo tempo em que a bexiga, que até então estava parada, armazenando a urina, contrai-se.

Podemos resumir tudo o que foi dito da seguinte forma: nossa vida é um eterno ciclo miccional, em que ora estamos armazenando urina na bexiga que está relaxada e o nosso esfíncter está tonicamente contraído, ora estamos contraindo nossa bexiga, relaxando nosso esfíncter e URINANDO!!

Toda essa conversa para dizer que isso que chamamos de ciclo miccional, demora pelo menos quatro anos para ser aprendido pelas crianças, ou seja, por nós todos.

Para complicar toda essa situação, é preciso lembrar que essa fase de transformação do aparelho urinário coincide com o aprendizado da eliminação das fezes, o aprendizado da fala, o aprendizado dos primeiros passos, o aprendizado de que, na realidade, nós e a nossa mãe, somos duas unidades distintas e muito diferentes !!!!

Assim, da mesma forma como apresentamos problemas com a fala, quando nosso desenvolvimento sofre uma agressão psicológica, essa mesma agressão pode nos levar a apresentar problemas para evacuar e também para urinar. Esse problema para urinar pode ser tão importante, que muitas crianças, desenvolvem uma insuficiência renal; é o que chamamos de síndrome de Hinmam, e que foi durante muito tempo conhecida como bexiga neurológica não neurológica.

Um fato importante: oitenta por cento das infecções urinárias repetidas ocorre porque as crianças não aprenderam a urinar adequadamente !

Para terminar nossa conversa diríamos o seguinte: as infecções urinárias devem ser motivo de preocupação para todos. É preciso que façamos exames de imagem para pesquisar as doenças que podem provocar perda da função renal. No entanto, é preciso saber que grande parte dessas infecções estão relacionadas com um aprendizado inadequado da “ARTE” de urinar, e que o pediatra, o médico que deve ser muito mais que alguém capaz de fazer diagnósticos, saiba que a investigação quase sempre é uma boa anamnese, um excelente exame físico, e a mudança de hábitos inadequados que a família nem sempre sabe que tem.

Disfunções miccionais não neurogênicas