gallery/estenosedaJUP-altr

    Trata-se da doença que mais comumente causa hidronefrose. Ela, em geral, deve ser diagnosticada nos exames ultrassonográficos realizados no período antenatal porém muitas vezes, como o seguimento pré-natal no Brasil nem sempre é realizado de maneira cuidadosa, a doença só é diagnosticada quando a criança apresenta uma infecção urinária, dor abdominal ou sangramento na urina.

    Trata-se de uma doença que pode levar a uma perda da função renal, e, para tanto, o médico deve estar atento para indicar a operação nos casos mais graves. Os melhores exames que dispomos atualmente para saber se existe indicação operatória para as crianças portadoras de estenose de JUP são as cintilografias com DTPA – Tc99m e com DMSA - Tc99m.

    O DTPA é um ácido (ácido dietileno triamino pentacético) que é totalmente filtrado pelo rim, sem ser reabsorvido e nem secretado após sua passagem pelo túbulo renal. Quando a ele acoplamos Tecnécio 99m, pode-se obter imagens de sua passagem pelos rins porque o tecnécio emite raios gama que podem ser captadas, e desta forma individualizando as imagens do rim esquerdo e do rim direito. O DMSA também é um ácido (ácido dimercapto succínico) que, uma vez acoplado ao Tecnécio, é filtrado pelos rins, e em seguida é absorvido pelas células tubulares proximais, permitindo que se obtenha imagens de todo o órgão, nos dando também uma noção aproximada da função de cada rim, separadamente.

    Quando o médico indica a operação para correção da estenose de JUP é porque existe risco de perda da função renal em médio ou curto prazo. A operação tem o intuito de retirar a região com obstrução (estenose significa obstrução em razão de um estreitamento) e reconstruir a anatomia do aparelho urinário.

    Como toda operação, existem riscos, que muitas vezes são menos importantes do que deixar a obstrução renal evoluir por si própria.

    Diferentes técnicas e formas de abordagem podem ser propostas, porém o mais importante é que haja uma boa comunicação entre a família e o cirurgião, de tal forma que um seguimento em longo prazo seja assegurado, e que as eventuais complicações possam ser corrigidas a contento e o mais rapidamente possível.

Estenose da JUP ou estenose da junção uretero piélica