Trata-se de um complexo de doenças que compreende a Epispádia, a Extrofia de Bexiga e a Extrofia de Cloaca. Chama-se Embrião quando o feto (a criança antes de nascer) está na fase de formação dos seus órgãos. Quando está havendo a formação do aparelho urinário, do aparelho digestório e do aparelho genital esses três sistemas terminam num órgão único chamado cloaca, que em alguns animais, como a galinha, permanecem durante toda a vida.

    Essa confluência dos três aparelhos na cloaca levará, em todos os mamíferos, à formação do aparelho digestório, originando o reto e o ânus; do aparelho urinário, originando a bexiga e a uretra; e do aparelho genital, originando a vagina e a vulva no sexo feminino, e a bexiga, a uretra e o pênis no sexo masculino.

    A parede abdominal (pele, músculos e outros componentes que formam a nossa barriga) pode ser dividida em duas, utilizando o umbigo como divisor. A parede abdominal abaixo do umbigo tem sua origem de uma membrana chamada de membrana cloacal. Quando essa parede se rompe numa fase precoce da formação da criança, ou seja, durante a formação do embrião, o abdome nascerá aberto, a bexiga não se fechará e nem mesmo o intestino terminal se fechará. Teremos então a formação de uma Extrofia de Cloaca (foto). Quando essa parede se rompe numa fase que já houve a separação entre o aparelho urinário e o aparelho digestório, teremos a formação de uma Extrofia de Bexiga (foto). A bexiga nascerá aberta bem como o pênis e a vulva. Quando a ruptura da parede abdominal se der numa fase mais tardia ainda, quando o aparelho digestório e a bexiga já estiverem formadas, apenas os órgãos genitais externos, como o pênis e a vulva nascerão abertos. Teremos então a formação de uma epispádia (foto).

    Tanto a extrofia de cloaca, a extrofia de bexiga e a epispádia são doenças complexas e que precisam ser tratadas por um Urologista Pediátrico pois, implicarão na realização de diversas operações e diferentes adaptações dos órgãos urinários e genitais para que essas crianças possam ter uma vida o mais parecido possível com uma vida normal.

 

Extrofia – Epispádia

gallery/extofia-epispadia1
gallery/extofia-epispadia2
gallery/extofia-epispadia3
gallery/extofia-epispadia4

  Figuras mostrando uma criança portadora de uma Extrofia de Bexiga, uma Extrofia de Cloaca, uma Epispádia num menino, e uma Epispádia numa menina