Os médicos costumam dizer que uma criança tem hidronefrose quando existe uma dilatação das vias que eliminam urina desde os rins até a bexiga. Nossos rins funcionam ininterruptamente, como o coração, e convertem grande parte do sangue que lá chega, através das artérias, em urina. A urina flui através dos ureteres e chega à bexiga, que armazena essa urina até o momento em que ela é eliminada, quando urinamos.
Esse movimento da urina, do rim até a bexiga, se faz de maneira contínua, porém, se houver qualquer obstrução à saída da urina, os ureteres e as cavidades presentes no rim se dilatam, e, como conseqüência, ocorrerá hidronefrose.
Desde os anos 1980, com o advento da ultrassonografia antenatal (aquele exame que é realizado durante o pré-natal), a hidronefrose pode ser diagnosticada precocemente, antes mesmo do bebê nascer.
Assim, grande parte das doenças que causam hidronefrose pode ser diagnosticada durante a gestação. Falaremos brevemente sobre as doenças que mais comumente causam hidronefrose.
.