gallery/pawel-czerwinski-674820-unsplash

    Existe infecção do trato urinário quando o parênquima renal é atingido por uma bactéria, fungo ou outro micro-organismo capaz de alterar suas células e tecidos, e consequentemente seu funcionamento. Como os micro-organismos são capazes de causar alterações no parênquima renal, existem evidências de que estas áreas atingidas do rim por uma eventual infecção, podem ser encaradas por nosso organismo como áreas em que a perfusão (circulação de sangue) não é adequada. Ocorreria, nesses casos, o envolvimento do sistema “ANGIOTENSINA RENINA”, que levaria a uma hipertensão arterial sistêmica (pressão arterial aumentada), cujas consequências seriam danosas para o indivíduo em médio ou longo prazo.

    O critério utilizado para o diagnóstico de infecção do trato urinário é, em geral, o exame de uma só colheita de urina. Nem sempre esse exame constitui um critério absolutamente confiável, pois é necessário que as condições de colheita da amostra de urina sejam adequadas, para que os eventuais sintomas de disfunções miccionais não sejam confundidos com sintomas de uma verdadeira infecção do trato urinário.

    A urina colhida de um recém-nascido, através de uma punção supra-púbica, pode ser considerada adequada para o diagnóstico de infecção do trato urinário quando existe o crescimento de qualquer número de colônias bacterianas. Já quando se colhe urina de um lactente, para considerarmos a existência de uma infecção urinária, devemos levar em conta a colheita de uma amostra de urina durante o jato, e o crescimento de mais de 100.000 colônias/mL de um mesmo germe na cultura da amostra de urina. A presença de nitritos, que é consequência da transformação dos nitratos urinários em nitritos por germes gram negativos tem grande importância quando da avaliação da existência de uma verdadeira infecção.

    Em outras palavras, pode-se dizer que a maneira como colhemos a urina pode influenciar no diagnóstico de uma infecção urinária.

    Estejam atentos para a forma como a urina das crianças é colhida; estejam atentos para os sintomas das disfunções miccionais não neurológicas (ler capítulo) e procurem um médico Urologista Pediátrico quando houver qualquer dúvida quanto à existência de qualquer alteração do aparelho urinário do seu filho.

Infecções do trato urinário